QUIS- prognóstico genético
para uma futura criança

O aplicativo propõe usar características fenotípicas de supostos pais para calcular a probabilidade de cada fenótipo nos descendentes.
As características são apresentadas em forma de abas, onde a primeira pede informações sobre a altura da mãe e do pai. Ao se inserir esses dados e confirmar, o app já apresenta qual será a altura provável de um descendente do sexo masculino e do sexo feminino. Outras opções são a respeito dos grupos sanguíneos, cor dos olhos, cabelo, inteligência, rosto e personalidade. Uma última aba, chamada “retrato comum” traz a junção de todas as características.
É importante mencionar que o app considera todas as características apresentadas como herança simples, mas sabe-se que a determinação da cor dos olhos, por exemplo, depende da interação entre vários pares de genes.
O aplicativo não traz um manual de como ele deve ser usado, e sua utilização não é muito intuitiva. Outro ponto negativo é que o app não explica como que os cálculos das probabilidades são feitos, simplesmente apresenta as porcentagens referentes a cada possibilidade fenotípica da característica selecionada.
O uso pode ser feito após a explicação da primeira lei de Mendel, como uma forma de fixar o conteúdo apresentado, porém é necessário apresentar aos alunos os problemas conceituais que o aplicativo traz.
Fonte: Cardoso (2020).